segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Outono

Se o verão deixou a desejar, o outono está pelo menos fazendo sua parte :-)
As folhas já cobrem o chão e a paisagem está nos tons de vermelho, laranja e marrom !

Semana passada levei a máquina fotográfica pro trabalho pra tirar umas fotos na frente do prédio, mas óbvio que só consegui tirar 3 fotos porque acabou a bateria ....

Mas de qualquer forma os finais de semana estão sendo bons e a gente está aproveitando pra sair de bike e dar uma canseira na Phoebe !

Agora em setembro também é a época de começar a tomar o óleo de bacaiau que eu, simplesmente, detesto, mas tomo o encapsulado. Aqui dizem que se tem que tomar isso durante os meses que terminam em "r" começando por "setember" e vai até "februar", ou seja, 6 meses. Ajuda a encarar a escuridão que começa a se arrebatar por aqui.

6 horas da matina já está escuro. O bom é que a Phoebe dorme até mais tarde também. Nesse final de semana ela nos deu o luxo de dormir até as 8 da manhã. Desde que ela chegou aqui em julho a gente NUNCA mais conseguiu dormir até depois das 7:30 !


sábado, 20 de setembro de 2008

100 anos


O post de hoje é só para informar que passei no exame de direção ! Agora tenho carteira de motorista norueguesa, fino ! hehehe
O detalhe é que ela é válida até 2081, ou seja até os meus 100 anos de idade. Maravia !
Eu fiz duas aulas práticas com mais dois amigos brasileiros e passamos os três no exame ! Eba.
Para trocar a carteira a gente só precisava da prova prática, mas caso a gente reprovasse ou esperasse mais de um ano da data do visto de entrega no país, teríamos que fazer todo o processo com aula e prova teórica, direção no gelo, etc, etc. E custa a bagatela mínima de 10 mil reaus.
Mas assim que a neve chegar, já pedi ao Anders para nos levar num lugar remoto pra gente treinar. Deve ser mais ou menos que nem dirigir na lama, acredito eu.

A foto acima é do pôr-do-sol de hoje, visto da nossa varanda !!
Amo as cores do outono. O céu fica parecendo algodão doce sabor cor de rosa :-)
O tempo agora já deu uma esfriada e os dias já estão bem mais curtos, agora por exemplo são 8 e meia da noite e já ta tudo preto lá fora, ao contrário da claridade das 11 e meia...

Segue um link com algumas fotitas da Phoebe e do Nexus. Cada dia maiores e mais safados. Agora ambos descobriram que é possível fugir pela porta de entrada e correr pelas escadas. Ontem foi um deus nos acuda. Chegamos em casa carregados, Anders seguranto um tapete nas costas que buscamos na lavanderia (tava todo mijado pela Phoebe, eca) e eu com uma sacola do mercado abarrotada. Abri a porta e eis que o gato sobe que nem um foguete pro andar de cima e um torpedo canino foi escada abaixo. Não foi a primeira vez que fizeram isso, mas agindo em conjunto sim, e isso torna a captura mais demorada, sobrando mais tempo pra vasculhar sei lá eu o que pelos andares do prédio.

sábado, 13 de setembro de 2008

7 de Setembro


Esse ano eu comemorei o 7 de Setembro ! Sem hino nacional, sem desfile obrigatório, sem nada disso. MAS com comida brasileira, risadas e muita diversão.

A brazucada que conheço se reuniu na casa da Carol, à convite da mesma.

Cada um ficou encarregado de trazer um prato de comida brasileira e ir vestido com as cores de nossa bandeira.

A dona da casa cuidou de todos os detalhes da decoração. Ficou super legal. Eu até achei que algumas coisas ela tivesse comprado em loja e trazido do Brasil, mas que nada ela fez na computadora.

Eu fiz uma farofa. Tinha meio saco só em casa que estava guardando.

A Silvia me trouxe em julho e a próxima remessa da farinha só chegaria de carga aérea em outubro ... mas enfim, fiz, coloquei tanta coisa na farofa que dava pra servir um batalhão. No fim, tinha tanta comida, tal como brigadeiro, salgadinhos, bolo de banana, pão de queijo, cachorro-quente e um pudim de doce leite que eu não vi e dizem que ficou na geladeira esquecido ..... tsc tsc e minha farofa sobrou um monte e eu esqueci minha parte lá também. Espero que a Carol não tenha limpado a bunda com espanador depois de comer farofa a semana toda hehehe.

A gente jogou imagem e ação tabajara que a Carol preparou com nomes de filmes e eu me dei conta de que sou ruim pra c*r*l*o, afe sou melhor no imagem e ação original regado a refri e esfihas do Habbibs hehehehe. Mas outros jogadores deram um show de bola :-). Também jogamos detetive e apesar de ser um jogo super simples rendeu boas gargalhadas e fotos engraçadas.

Foi muito bom rever todo mundo, falar português e dar risadas !



quinta-feira, 11 de setembro de 2008

aulas, aulas, aulas ...

Minhas férias das aulas noturnas duraram exatamente um ano.
Após 6 anos de faculdade, com aulas noturnas e aos sábados, estou de volta a vida de estudante.
Mochila (sempre, nao importa se tenho aula ou não), livros, cadernos e lanchinhos para o jantar.
Às segundas e quartas eu tenho meu curso de norueguês, compulsório de no mínimo 250 horas. A turma é bem variada e gente boa. A profis também é excelente. Tô gostando.
Às terças eu tenho um outro curso também compulsório, 50 horas, sobre a sociedade norueguesa. Diz respeito as leis, direitos e deveres de todos os cidadãos, inclusive os imigrantes. A gente só consegue o visto de residência permante se tivermos cumprido essas horas.
O curso é bacanex também, com um pessoal beeeeeeeem variado, de todas as partes do mundo. A única coisa chata é que se eu perder uma única aula se quer, eu tenho que pagar essas horas depois no próximo semestre, me inscrever de novo no curso por questão de minutos multiplicados por 60. Aí ninguém merece.
Mas na primeira aula desse curso sobre a sociedade norueguesa, ou "Samfunskunskap" (ganha um doce quem conseguir falar essa palavra sem engasgar !) o professor pediu para que a gente discutisse o que foi que ouvimos falar da Noruega em nosso país de origem e depois leu em voz alta ..hehehe foi engraçado, porque a gente nao sabia quem tinha escrito o que, ou seja, com o que foi comparado, mas ouvi coisas do tipo: na noruega só tem gente bonita .... na noruega todo mundo é alto ... eu amo loiras .. na noruega o povo dirige muito devagar (esse aposto que foi um turco que escreveu hahahahha) ... eu amo loiras II .... o povo é frio, etc etc.
A gente, aí no Brasil, cresce ouvindo falar do Bacalhau, então foi uma das coisas que comentei e as outras, foram coisas que eu "aprendi" no curseco de noruegues que fiz na USP. O professor de lá nos avisou sobre os tais queijos marrom (que parece doce de leite) e o "gammel ost" ou queijo velho. O pai do Anders, por ex, gosta do queijo velho, e para isso tem duas facas na cozinha. A faca do mal, usada unica e exclusivamente para cortar o queijo fétido e a faca do bem, usada pra passar manteiga no pão. O queijo fede tanto que não adianta lavar a faca depois.
Fora isso a paixão do povo nórdico pela neve e esquis.
E por falar nisso, não vejo a hora que neve !!! (já me tornei um deles hehehehe)