sábado, 31 de maio de 2008

29

Gente do céu que quase morri de calor aqui hoje :D

O termômetro nunca subiu tanto ...hehehe chegou a bater a casa dos 29C !
Sai de casa de pernas de fora, pela PRIMEIRA vez no ano (lembrando que já estamos em junho).
MAs foi ótimo, uma brisa super morna também. Porque até então tinha sol, mas com um ventinho gelado chato. Mas hoje deu até pra reclamar que tava muito calor hehehehe.
Ah, e o sol está se pondo as 22:35 da noite. Ou seja, quando é meia noite tá claro ainda !

Bom, vamos viajar lá pra terra do kebab e voltaremos em duas semanas cheios de fotos e histórias pra contar !

quarta-feira, 21 de maio de 2008

17 de Maio


Sábado passado foi feriado aqui na Noruega.


17 de Maio é feriado nacional em comemoração à assinatura da constituição norueguesa e sua independência da Dinamarca, em 1814.
É tipo um 7 de setembro brasileiro, com desfile na rua, fanfarra e tudo mais, mas com algumas peculiaridades ...rs.

Primeiro que durante a semana que precedeu o feriado, todo mundo no trabalho me perguntou se esse seria meu primeiro 17 de maio na vida, e eu disse que sim, tanto que a passagem de volta da minha mãe foi agendada para o dia 20 (ontem), só para que ela pudesse prestigiar o 17 ...rs
Aí, o Anders me diz que todo mundo tem que se arrumar pra festa na rua. Ir com a melhor roupa, terno e gravata .. bom eu dei risada, e quando falei isso para um colega de trabalho, ele me olhou e disse "tá achando que aqui é carnaval, é ?!". Então, tá, vamos por roupa de casamento.


Quem não veste roupa de casamento, veste o "Bunad", roupa típica norueguesa. É uma roupa lindíssima, usada para a ocasião do dia 17 de maio ou em casórios (é chique usar em casório). Cada região do país tem um design diferente de roupa. Tanto os adultos quanto as crianças tem Bunad. Até o cachorro da minha amiga Nara tem :-)
Existe até seguro para os Bunads, algums custam na base de 10 mil reais.



E como eu sou uma pessoa de muita sorte, nevou no sábado. Não nevava num 17 de maio a não sei quantos milênios, mas no meu PRIMEIRO 17 DE MAIO, nevou (pior que isso foi quaaaase ter presenciado chuva no Atacama, afe !) !
Enfim, pegamos o metrô e fomos até o centro ver o desfile das escolas, com fanfarra, bandeira, aluninhos cantando o hino e tudo mais. Muito legal !
Ah, nessa data também é quando ocorre a última festa, antes dos exames finais do povo que vai se formar no colegial. É a festa do Russ. Esses negos do Russ usam um macacão (vermelho pra o colegial "normal", azul para economia e preto para técnico) desde o dia 1o. até o 17. Eles também distribuem um cartão pessoal, com foto, email, uma piada, etc e a mulecadinha menor coleciona. É legal, porque o povo do Russ fica se achando dando os cartões pra pirralhada.
No dia 17 eles vestem uma boina com trocentos pinduricalhos que representam as coisas que eles aprontaram, tipo, as meninas beijam policiais (no rosto), beber não sei quantas brejas num dia, ficar bêbado por não sei quantos dias, e por aí vail. A maioria das turmas também compram um ônibus e pintam todo, botam som, etc e viajam por aí.
Depois do desfile voltamos pra casa, pois no fim da tarde íamos num festa na casa da Nara e do Roberth. O casal que viajou conosco para os fjords e para o ultimo passeio de cachorros :-)
Quando descemos para pegar o carro, tudo enterditado, porque o senhor seu Rei estava, literalmente no portão do prédio. hehehehe foi maior legal. Ele todo ano visita um bairro, e esse ano foi o nosso. Eu até o convidei para um café, mas ele disse que estava muito ocupado, para deixar para outra hora.


Passamos o resto do feriado numa comilança só na casa dos nossos amigos ! vídeo do Rei, aqui: http://prikoh.multiply.com/video/item/12

mais fotos aqui: http://prikoh.multiply.com/photos/album/78

terça-feira, 13 de maio de 2008

Bergen e fjords




Esse fim de semana foi feriado aqui. Na segunda-feira.

No sábado cedinhos saímos para o passeio nos fiords. Num deles, pois há vários por aqui ...rs

Fomos de trem de Oslo até Myrdal. Lá trocamos para um outro trenzinho turístico até Flam. Esse trenzinho vai descendo pelo meio das montanhas e é super lindo. Chengao lá em baixo a gente encarou um barco que nos levou pelos fiordes. O tempo não poderia estar melhor, céu azul sem uma nuvem. Isso porque em Bergen chove quase que 300 dias no ano !!!

Os fiordes são fantásticos. Montanhas cobertas de neve, em meio ao verde fresco da primavera. Esse fiorde que visitamos é patrimonio da Unesco. Ao fim da viagem tomamos um bus para subir a montanha e pegar o trem que nos levaria até Bergen. E essa subida da montanha, meu deus ... era tanta curva com 180 graus que o ônibus mal se endireitava na estrada e já tinha que virar de novo. Subindo a montanha toda em zig-zag.

Passamos o domingo e a segunda em Bergen que é uma cidade muito lindinha. Super antiga e era capital da Noruega antigamente. O povo de lá tem um dialeto maldito que eu não entendo.

Não tivemos tempo de visitar museus, mas rodamos todo o centro, e na segunda subimos com um tipo de um teleférico para avistar a cidade de uma das 7 montanhas que a rodeam e depois fizemos uma visita ao aquário da cidade. O maior da Noruega.



Mais fotos em:

http://prikoh.multiply.com/photos/album/77

http://prikoh.multiply.com/photos/album/76



sábado, 3 de maio de 2008

Jantar

Dia 29 de Abril foi aniversário da minha sogra. Aproveitamos para fazer o primeiro jantar aqui em casa :D. Tinha brigadeiro e tudo, mas a intensão, obviamente, não era se livrar da pobre sogrinha que é diabética. A porção dela foi limitada e eu comi a maior parte :D
Foi a primeira vez que os pais do Anders saborearam um verdadeiro e típico arroz com feijão, parte do menu do jantar :-)

Agora a gente espera que a semana passe rápido, porque no próximo final de semana vamos conhecer alguns dos fiordes !! Espero que o tempo colabore, vai ser uma viagem bem bacana !