quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Itália, aí vamos nós !

Mais uma semaninha passou e eu nem percebi.
Ah, tive um encontro bem bacana, mas infelizmente super curtinho, com minha ex-chefe. Ela veio para as bandas de cá, num congresso, e decidiu dar uma passeada pela "zoropa" com o maridão para comemorar o aniversário dela. E como estavam em Copenhagem deram uma passadinha por Oslo. Foi muito bom revê-la e falar em português. Ela prometeu que volta pra cá, pois adorou a cidade !
Além disso, fiz mais duas entrevistas, mas ainda aguardo respostas. E já que tenho vivido sobre férias forçadas, decidimos dar um pulo até a Itália. Tanto eu, como o Anders, não tivemos férias propriamente ditas nesse meio do ano. Eu, pelo menos, passei a maior parte do tempo me preocupando com papelada, dinheiro, encaixotando e desencaixotando coisas, arrumando, correndo pra lá e pra cá. Vamos aproveitar para passar pelos festivais que estão rolando na Itália (Festival de Ópera em Verona e Festival de Filmes em Veneza) e voltar com alguns queijos e presunto parma na mochila. Estamos levando uma extra só para isso :) .
O bom de se estar na Europa é que nada é longe e nem muito caro (pra quem vive aqui ...). Conseguimos umas passagens baratas, vamos dormir em albergue e viajar de uma cidade a outra de trem, na 2a. classe.
Voltamos na quarta-feira. Dessa forma, estarei off line por esses dias.
Arriverdeci !!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Verão !

Essa semana, São Pedro está de parabéns ! Até que enfim foi possível sentir o verão escandinavo. Nenhuma gota de chuva na cabeça e céu azul o tempo todo, devido a ausência de vento. A namorada de um amigo meu está na Holanda e outro dia postou no blog dela que o povo de lá só fala sobre o tempo, que o tempo é doido, chove, faz sol, faz sol, chove, etc, e eu diria que aqui a coisa não muda muito. O problema é que por aqui ninguém estava esperando um verão tão molhado, mas que os deuses Vikings não me ouçam, estou adorando esse solzinho ;) .

Aproveitei para limpar e podar o jardim. Nossa cerca viva já havia criado braços e pernas e estava prontinha para agarrar e engolir a próxima criançinh loira de olhos azuis que passasse perto dela. Logicamente, que a tesoura de jardinagem dos caras daqui estava quebrada, então tive que me virar com um alicatinho menor. Levei o dia todo pra limpar o jardim dos fundos e o da frente, fiz uma meia dúzia de viagens com minha carriola de saco plástico improvisada, para jogar fora os galhos e folhas, enchi minhas mãos de bolha, fiquei toda manchada de vermelho , por causa das cerejas, parecida até que eu tinha assassinado alguém, mas no final, valeu a pena. Ainda recebi a ilustre visita da Thea. Agora tem até mais sol entrando no jardim :) .

No dia seguinte, eu estava quebrada, então decidi dar um pulo no Vigelandsparken para não fazer nada. Levei minha mochila com uma canga, máquina, lanchinho, sobremesa, livro e meu mp3 player. Esparramei-me na grama e passei a tarde lá lendo e ouvindo música. O parque estava cheio de turistas, excursões escolares e gente fazendo nada, como eu.

Quando voltava do parque, estava no ponto do Trikk (bonde) e um senhor veio me perguntar como fazia para chegar ao centro da cidade, perguntou em norueguês, aí respondi com meu super norueguês (Eu não falo norueguês, você fala inglês ?) e completei o resto da informação em inglês. Sinto que já sou uma pessoa capaz de dar alguma informações na rua !!! Outro dia, estava a caminho do mercado quando uns caras me perguntaram onde ficava a residência estudantil, que é aqui do lado de casa, e mostrei para eles. Perguntaram em inglês, respondi em inglês. E ontem estava na rua aqui por perto, quando uma mulher perguntou, em norueguês, onde ficava o hospital Gaustad, e eu entendi TUDO ehhehe e só respondi em inglês. Próximo passo será responder em norueguês, nem que o cidadão não me entenda e eu tenha que repetir em inglês.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Jantar em casa

Ainda no sábado, recebemos alguns convidados em casa !! O pai do Anders com a namorada e a mãe do Anders.


Preparamos uma entrada com alguns petiscos, espetinhos para grelhar, salada de folhas e salada de frutas com sorvete. A mãe dele trouxe uma garrafa de vinho branco e o pai, uma orquídea lindíssima.


Foi uma noite super agradável, conversamos muito e demos risadas.

Folkemuseum - Oslo

Saudações !!

Sábado fomos visitar o Folkemuseum, ou museu do folclore.
É um lugar muito bacana. Trata-se de um museu a céu aberto, interessante para se visitar tanto no verão quanto no inverno, com construções trazidas de toda parte da Noruega e de várias épocas. Algumas delas datam de 1200 (e não de 1500, como eu havia dito anteriormente) !!! Existe também uma mini fazenda com construções e maquinário originais da época (1800) bem como a representação do centro da cidade de Oslo. Pode-se visitar o interior das casas e prédios históricos. As casas mais antigas são ricas em decoração feita na própria parede de madeira, tais como pinturas ou pequenas esculturas, muito provavelmente feitas durante o inverno, quando as opções de lazer eram mais escassas.

Algumas pessoas caminham pelo museu trajadas com roupas da época. Engraçado foi ver uma das meninas do campo atendendo o celular "muderno".

Ao passar pela fazenda tivemos a chance de ver uma apresentação de dança típica e uma das canções a gente dançou junto com os demais turistas.
Um dos dançarinos nos contou que antigamente ... quando havia casamentos nas fazendas, a noiva tinha que tomar um pote cheio de cerveja (produzida pelo dono da fazenda) e jogar o pote por cima do telhado da casa. Se o pote aterrizasse o chão na posição correta, a noiva morria primeiro ... se caísse de ponta cabeça, o noivo subiria no telhado antes. Depois disso todo mundo percorria o interior da casa de mãos dadas correndo feito loucos bêbados. E ah, quanto mais briga no fim da festa, melhor ! Sinal de que havia muita cerveja e que a mesma não era "fraca".


Num dos prédios do centro antigo de Oslo, cada apartamento possui decoração de uma época diferente, desde 1900 até a década de 70. Alguns dos móveis da cozinha do ap. da década de 60 são idênticos aos da casa do pai do Anders, hehehe, sinal de móveis bons.

O único lugar que não conseguimos visitar, porque só abre aos domingos, foi a Apotek (farmácia). Deu para espiar um pouco pela janela e parece ser muito interessante. Eles também tem um jardim com ervas e durante a visita guiada eles explicam para que serve cada uma e também tem uma mini aula de encapsulação. Bem que eu queria ter relembrado as aulas de Farmacotécnica ... bom, fica para a próxima vez.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Feijão com arroz !

Devo confessar que essa vida de camarão e framboesa também enjoa !
Feliz é meu amigo Julitos, que está apenas a alguns metros do X-bacon e do dogão "compreto" e prensado do Pastel da Teodoro ...

Enfim, resolvi dar um jeito nessa minha depressão passageira e fiz feijão com arroz. Na verdade fiz um "verdadeiro" PFão brazuca: feijão, arroz, ovo frito, farinha e salada de tomate.

* O feijão daqui é diferente. Existem vários tipos, mas não achei o "carioca". De qualquer forma, comprei um de grão bem maior e mais avermelhado, do tipo Thai-Asia, proveniente da Inglaterra.

* O arroz daqui é diferente. Tem muitas opções para culinária asiática, mas não tem arroz agulhinha nem para risoto. Usei um arroz especial para sushi (!!!), proveniente dos Estados Unidos da América.

* O tomate daqui é diferente. Virei fã do tomate cereja ! E os tomates que comi eram da Holanda.

* O ovo me pareceu normal. Mas eu não sei fritar ovo, digo, ele não fica bonitinho. Adoro cozinhar, mas ainda não aprendi a fritar um mísero ovo. O ovo era local, de algum canto da Noruega.

* A farinha estava excelente ! Genuinamente brasileira ! Mamis comprou em Caldas Novas e socou na minha mala :)


terça-feira, 14 de agosto de 2007

Bollywood Fest

Hei Hei !
Sábado fomos ver um filme indiano. Aí em Sampa vocês tem a Mostra de Cinema, aqui nós temos Bollywood Fest :) .
Os filmes, bem como as apresentações de dança, estão em cartaz no cinema indiano localizado no bairro indiano e o público, em sua maioria, era de indianos.
Primeiro assistimos a uma apresentação de dança ... foi ....... boa. Diria que do tipo eu-treino-na-frente-do-espelho-fazendo-caras-e-bocas. O grupo era composto por garotas e rapazes e a música era cantada por um dupla de dois, um homem e uma mulher. Então quando o cara cantava, os meninos dançavam e meio que dublavam a música e quando a mulher cantava era a vez das meninas. Foi bonitinho. Eles dançaram uma música que parecia mais antiga e uma outra mais modernosa.
E por falar em modernosa ..... Silvia do céu você tinha que ter assistido um dos traillers que passou antes do filme. Foi hilário !! Daquele naipe de pegar no telefone e ligar pra você ou pra Fer e dizer, põe no canal tal agora !!! Vou comprar alguns dvds e levar comigo quando eu for ..rs.
A parte disso, até que tinha pipoca no cine, mas o tchan era uns bolinhos de alguma coisa com curry, muuuuuito curry. A colega do lado com o namô comeram uns 10.
E o filme foi legal. "Chack de India" (Vai, Índia). Contava a estória de um ex jogador de hoquei que perdeu a Copa Mundial quando cobrou um penalti. Passado alguns anos o cara vira técnico da seleção feminina de hoquei. A seleção é composta por garotas de várias regiões da Índia, umas boazinhas, outras más ... aquela coisa. O time consegue uma vaga para a próxima Copa, perde o primeiro jogo, ganha o segundo e .... não vou contar o final para não perder a graça ;)
Tenho andado de bike (eita, a gata Thea acabou de chegar, a bichana dá uma passada aqui todo santo dia ...hehehe) e outro dia tive a brilhante idéia de levar um potinho para colher framboesa na beira da estrada. Só que .... ninguém me avisou dos perigos da framboesa da beira da estrada. A desgranhenta cresce no meio de um mato tipo urtiga, que queima, que coça, que arde. Pois bem, eu me enfiei no meio do mato e eis que meus braços e pernas começaram a coçar e empipocar ! Que ódio! Mas eu enchi o potinho !!! Quando fui dormir ainda sentia as bolotinhas coçando, mas na manhã seguinte eu já tava bem ;)
O Anders está no EUA. Foi no domingo e só volta na quinta :( .
No mais é isso.
Pri

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Cine



Saudações !!



Ontem fomos ao cine ver Os Simpsons !!!


Adoramos !! Muito bom !


Eu não sei porque alguns filmes chegam antes aqui e outros não ... O filme Ratatouille só chegará por aqui em meados de Setembro e como não o vi no Brasil, terei que esperar mais um pouco. Agora nas férias tem vários filmes noruegueses em cartaz, para as crianças ...mas por enquanto fora de cogitação :) Enquanto isso vejo dvds em casa com legenda em norueguês para ver se resolve alguma coisa.

Preciso aprender essa língua logo. Eu fico irritada por não entender 99,99% das coisas e não me comunicar. Tá certo que, praticamente, todo mundo aqui fala inglês, mas mesmo assim ...

Os vizinhos por exemplo ... param para nos cumprimentar, falam, falam ... e eu presto atenção e vou fazendo movimentos de "concordo"ou de "não concordo" conforme a entonação da conversa e somente após alguns minutos de papo com todo mundo falando, menos eu, que alguém vira e pergunta: "Snakker du ikke norsk ?" (Você não fala norueguês ?). Eu faço aquela cara ... e respondo que ainda não ... mas que eu entendo algumas coisas (0,01%).
Ah sim, ontem antes do cine, fizemos uma horinha no Vigeland Park ! Pena que não levei a máquina, mas voltarei assim que der. O parque está lindo ! Todo verde e florido, beeeem diferente do inverno. E eles tem uma piscina "pública" dentro do parque. Você paga a diária e pode nadar a vontade, tem até toboágua :)
hasta la vista ;-)

terça-feira, 7 de agosto de 2007

para dizer olá !

Olá pessoal ! apareci antes do previsto :) Estou eu, cá, sentada na grama do jardim curtindo um solzinho (que até que enfim apareceu !) e traduzindo umas coisas da facul no lap, quando, plim ! surge uma conexão wireless free !!!! Consegui me conectar !
Enfim, o show da Norah foi FAN-TÁS-TI-CO ! Muito bom mesmo !!! Mari, minha amiga, se a Norah for ao Brasil com essa turne , não perca !!! Rui tb !!! Ela é super simpática e simples. Fizeram umas coisinhas engraçadas durante o show. Eu achei que ela fosse cantar as músicas do último album (que eu não gostei muito, para ser sincera) , mas não !!! Ela cantou algumas do Come away with me e Feels like home. Assistimos ao show sentados ....outro nível. Mas não tinha ninguém anunciando o ínicio do show e de repente a nega apareceu no palco com mais um cara para um pocket show ...... Lembrei do Rui ... qdo fomos ver um jogo do São Paulo no Morumbi e ele me disse: "olha, aqui não é que nem televisão, não! Não tem Galvão para anunciar o início do jogo, se você não presta atenção o jogo começa e vc nem percebe ...". Dito e feito, o jogo começou e eu tava olhando uma briga na arquibancada ao lado por causa da fumaça de um charuto ..hehe. O show acabou, mas logicamente tem a hora do BIS. Melô do "parou porque, porque parou"?! Não ! Se vc quer mais, bate o pé no chão ! Isso mesmo ! Todo mundo, batendo os pés no chão ! Foi engraçado.
Caminhamos pelo centro da cidade na volta e a lua parecia estar saltando do céu ! Simplesmente magnifíca e diferente.
No mais, fomos dar uma volta no "bairro" árabe-paquistanês da cidade, no sábado. Muito legal, voltarei mais vezes para fuxicar nas lojas.
E ontem, segunda-feira, fomos à IKEA. É uma rede de lojas sueca. O dono dela é um dos caras mais ricos do mundo. Eles vendem de TUDO para sua casa, é tipo uma Tok Stok gigantesca. Muito legal. E o melhor, as coisas lá são legais, bonitas e BARATAS ! Sim, até para mim, pobre brasileira que converte todos os preços em reais, a loja é barata. E, claro, todo norueguês tem alguma coisa da Ikea em casa ! Esse é outro lugar no qual preciso voltar hehehehe.
Por enquanto é isso

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Casa nova !

EEEEE estamos mudados !!
Na terça à tarde o Anders deixou minhas coisas na casa, porque ele já tinha levado no carro pela manhã. E no fim do dia levamos parte das coisas dele.
Bom, e lá fomos nós desenterrar, quase que literalmente, as coisas dele ..... ohmy ! heheh foi engraçado, ele começou a abrir as caixas com as coisas dele e falou: "o que eu não for usar por enquanto vamos colocar no quarto ao lado ..."... ok ... de repente tava quase tudo no outro quarto hehe aí meu espírito Sandra de Sá "joga fora no lixo, joga fora no lixo" baixou em mim. Acho que tem umas dez sacolas com roupa para caridade e algumas caixas para jogar fora ! Sucesso ! E toda hora que ele abria uma caixa e gritava A-Ha! eu corria pra ver o que era ... geralmente uma caneta, um caderninho, uma foto, um boné e por aí vaí, lembranças e mais lembranças com valores sentimentais. A boa coisa é que ele tem muitos utensílios de cozinha! e dessa parte deu para aproveitar tudo :)
Carregamos tudo no carro e paramos para comprar uma pizza, já tava tarde e estávamos famintos. Compramos uma Peppes Pizza. Tem mais Peppes do que Mc Donald's aqui. E uma Peppes custa mais de 70 reais!! É mais barato comer um "barde" de camarão com pão e maionese ! De qualquer forma, aquela pizza foi nosso primeiro jantar, café-da-manhã e almoço hehehe.
Na manhã seguinte eu acordei as 6:30h e não conseguia mais dormir. Levantei e fui limpar a cozinha !!!! A casa foi limpa antes da gente mudar, mas eles não limparam dentro dos armários e ... enfim, eu acho que NUNCA ninguém limpou dentro dos armários. Afe... eu e minha equipe (uma faca pra raspar as melecas, um bombril, um pano e um frasco de Jif) demos um jeito. Levei 3 horas para limpar meia duzia de armários. Agora tá tudo brilhando. E ontem a noite terminei de limpar o lustre da cozinha.
Ontem saímos para comprar comida. E no centro da cidade vc pode procurar por lojas turcas, vietnamitas e paquistanesas. Eles tem produtos super bons por um bom preço. Infelizmente a loja turca estava fechada, mas conseguimos umas coisinhas na vietnamita (cogumelos, arroz) e na paquistanesa (frutas, verduras e legumes). O resto pegamos no mercado.
Agora por um tempo não vou conectar todos os dias, porque vão instalar a internet em casa só daqui a 4 semanas !!! e outra má notícia, eu tirei várias fotos da casa, mas esqueci de trazer o cabo para passar pro comps ... dentro de alguns dias tento fazer isso.
Vou dar um jeito de levar meu lap para algum lugar com wireless, assim tenho como dar notícias, não se preocupem !!!
Vamos terminar de pegar as coisas por aqui.
Amanhã vamos ao show da Norah Jones !!!!!!!!!!!!!!
Té !