domingo, 29 de julho de 2007

Tromøy

Passamos o fim de semana em Tromøy, uma ilha (ilha = øy) localizada ao sul da noruega, mais ou menos 3,5 horas de carro desde Oslo. A gente foi convidado a passar uns dias na cabana da Vigdis, namorada do pai do Anders. O lugar é muito legal, pena que estava frio ! Tem sido o verão mais frio dos últimos 70 anos, coitados dos norugas ...todos se lamentando e eu tentando consolá-los ... não se preocupem ANO que vem tem mais :) Cada irmão da Vigdis tem uma cabana, cada cabana fica pertinho uma da outra. De um lado, o lago, e de outro o mar. Aqui é muito raro encontrar uma praia com areia, a maioria tem pedra.

Na sexta à noite jantamos com TODA a família da Vigdis na cabana dela. Grill de filé mignon com batatas, molhos e saladas, uma delícia !! Todo mundo bateu papo, dançou e só foi ficar escuro lá pela meia noite. Vigdis me perguntou se eu estava acostumada com aquela bagunça toda ...hehehe, falei para ela que ela ainda não viu minha família reunida hehehe. E que SIM estou acostumada a qualquer bagunça.

Na noite seguinte fizemos um grill de pølse (salsicha). Afe, só vou comer "saxixa" ano que vem hehehe. Tem de tudo quanto é tipo, cor, tamanho, sabor, origem, etc. É um dos pratos favoritos das crianças, mas ao invés de comer com pão, tipo cachorro quente, eles comem com uma massinha de batata (parecida com pão árabe) enrolada em volta da salsicha.


Na volta fizemos uma parada em Tvedestrand, uma cidadezinha no meio do caminho, muito gracinha. Mas feita para o verão ! Com muitos barcos no porto e gente tomando sorvete !

mais aqui: http://prikoh.multiply.com/photos/album/44

Voltamos hoje, domingo, para Oslo, e HOJE eu tomei banho heheh desde de sexta sem banho ! Na cabana só tinha um chuveiro selvagem do lado de fora com água fria e eu que não iria me enfiar naquela água nem ferrando ...Mas meu espirito mochileiro sobreviveu a base de lenços umidecidos. E logicamente que durantes esses dias de banheiro selvagem também não fiz nenhum "número dois"...mas .... um kebab especial de beira da estrada CHEEEEIO de maionese foi o suficiente para atuar como propulsor de bomba atômica! Sobrevivi aos calafrios até chegar em Oslo.
No mais , é isso, terça-feira faremos nossa mudança :)


saudades,

Pri

TusenFrid !!!

Quinta-feira passada fomos ao HoHari local, TusenFrid ! O parque é bem legal, principalmente pelas três opções de montanha russa ! Uma delas de madeira e com um percurso mais longo, outra que parecia ser mais antiga e não gostei porque era muito desconfortável (fui com minha cabeça batendo de um lado para outro do tempo todo ..) e uma outra bem legal chamada "Speed Monster" que vai de 0 - 90 Km/h em 2 segundos !! No parque tava uma mulecada do Brasil, jogadores de futebol mirim que participam da Copa da Noruega, eles são patrocinados e mantidos por instituições norueguesas aí no Brasil. Pessoalzinho sortudo :) No almoço comemos uma barquinha cheia de batata frita e uma Pølse (salsicha), super saudável! E sorvete de sobremesa :)

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Den Norske Turistforening

:) Hoje fiquei membra (?) do Den Norske Turistforening, Associação de Turismo Norueguesa (http://www.turistforeningen.no/). Você paga um X, recebe uma carteirinha de sócio e uma chave que permite sua entrada e pernoite nas cabanas nas montanhas !! Eles tem vários mapas com trilhas para o verão e inverno e vc, uma vez sócio, paga menos para pernoitar , comer, etc. As trilhas são bem fáceis de seguir, o mapa serve mais para ter uma noção de onde ir. Ah Sil, arrume sua mochila e bota porque eles tem uns grupos para solteiros hehehehe. E bom, se vc tiver uma grana pode comer nas cabanas, ou ainda participar de programas especiais como ioga conjugado com o trekking, visitar habitantes locais e aprender a fazer queijo e manteiga, etc. Eles também tem opções para seniors (pessoas mais velhas), famílias com crianças ou com bebês com carrinho e tudo, opção é o que não falta.
Também passamos numa livraria para comprar meus livros de Norueguês. Infelizmente, eu não poderei cursar o curso oferecido com o visto que eu tenho, só casando ...rs. De qualquer forma, a gente pegou o nome dos livros, e eu vou estudando em casa mesmo por enquanto. Espero que valha a pena! O Anders pegou o ultimo livro do Harry Potter, ele TEM que lê-lo! Um dia antes do lançamento tinha uns doidos sentados na porta da livraria desde as 14h ...afe.

E finalmente pegamos as bikes e fomos dar uma volta numa espécie de parque com lagos que fica próximo do local onde vamos morar. Um lugar bem legal, com várias trilhas, lagos e muita gente curtindo o verão e logicamente fazendo um churras na beira do lago. Aqui, churras é sinônimo de verão. E as churrasqueiras são descartáveis, vc compra usa e joga fora heheh e é aquela fumaceira na beira do lago :) Mas o povo se diverte e as crianças nadam peladas.

Agora vou jantar e depois começar a estudar um pouco !!!
Até !

terça-feira, 24 de julho de 2007

Na Praia


Hoje fomos visitar Jacob & Família no litoral sul da Noruega. Os pais dele tem uma "cabin", uma casa perto da "praia" ... é um lugar muito bonito. A casa fica em cima de umas pedras e o mar aberto bem a frente da varanda, com o por do sol direto na cara. Pena que hoje tava nublado ...Para chegar na casa a gente passou por diversar ilhazinhas, todas ligadas por pontes pela estrada ... (e que estrada, um tapete persa praticamente!) .

Fomos para o almoço e ficamos para o jantar. Depois do almoço fomos à praia ... olho para o lado e vejo Jacob vestindo uma blusa de lã com um anorak impermeável em cima ... a esposa pondo casaco no filho, o Anders pondo blusa ....tipo... "vamos a la praia, ou o que ?!" ... Não sei eles estavam esperando que fosse ventar, sei lá ... Chegamos na praia, pusemos as toalhas no chão (ninguém aqui tem, ou ouviu falar em canga ...é toalha mesmo) e ficamos lá curtindo o visual, tinha um solzinho tímido e a ausência de vento nem deixou a gente perceber os 18 graus do momento. Para jantar tivemos, adivinhem, adivinhem !!!! Camarão com pão e maionese ... ooo vidinha ruim hehehe. Amanhã vamos para o centro pegar umas infos na central de turismo sobre as cabines mais "locais" na praia e montanha para uma viagem curta. Assim que o Anders postar as fotos dele de hoje, coloco um link para vcs olharem. Beijo a todos, Pri

mais aqui: http://andersf.multiply.com/photos/album/34

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Brinquedo novo !!!

EEEEEEEEEEEEEEE ganhei uma bici novinha em folha hoje !!!! No kit, também ganhei uma bermuda de ciclista, uma bolsinha com ferramentas, uma garrafinha, um negócio para por em cima do pneu e não encher a bunda de respingo de lama e um capacete !!! Eu queria um de bichinhos maior legal que tinha na loja, mas me "obrigaram" a comprar um mais de mocinha. Agora como revanche eu vou colocar uma buzininha funk funk na minha bike nova. Sil, manda uma para mim pelo correio ?? Daquela verdinha, tá !!! Acho que vou por logo umas dez buzinas de uma vez só heheheh Chegando em casa o Anders já tirou do carro, montou em cima e saiu andando, obviamente não tive como estreiar meu brinquedo novo ..mas tudo bem. Boys are boys EVERYWHERE. E logicamente já foi comparar a minha com a dele, e disse que poderia estar com inveja da minha bici nova, mas não está, porque a dele tem um não sei o que não sei aonde que é melhor, e aquele negocinho tb, é melhor ..bom já viu. Para mim, desde que se pedale e a bicha sainda andando por aí, tá beleza. E já fomos dar uma voltinha no bairro. Adorei !!! Ah sim, no momento (enquanto escrevo) ele tá lá fora fuçando nela hehehehehe.

E hoje fomos visitar nossos "landlords". Só estava o cara em casa com uma das crianças. Ele foi super simpático e nos levou conhecer o bairro e deu umas dicas de algumas coisas da casa e do condomínio. A gente vai morar num condomínio de casas de dois andares. A nossa fica no primeiro andar e é muito gracinha. Tava tudo meio zoneado porque a família está de mudança para os EUA (e a família dona da casa onde eles vão morar vai se mudar para a Holanda ... rs). Nunca vou me esquecer da minha amiga Simone dizendo ... "pensa positivo e se imagina sentada lá naquela mesa da casa vermelha hehehehe", quando mostrei as fotos da casa num anúncio da net ..e tá aí, vou morar na tal casa vermelha. Assim que mudarmos mando fotos. E só para avisar minha prima Selma, minha mãe e minha amiga Fernanda Toledo de que temos um jardim super gracinha com um PÉ LINDO DE CEREJAS CARREGADÉSIMO, prontinho para ser devorado. Além de outras frutinhas gostosas. Bom, agora vou fazer o jantar ...vou fazer um risoto de pêra que fiz junto com a Sil outro dia e ficou divino !!!

Ha de bra !!!

Na Fazenda

Ontem, domingo, fomos visitar um amigo do Anders que mora numa fazenda, não muito distante de Oslo. Ele, Kaare, é casado com Erandi, do Sri Lanka, e tem uma filhinha, Maya. O cara é metade psicólogo e metade fazendeiro. Resolveu implantar um sistema de Eco Farm para manter a propriedade. Ele recebe gente do mundo todo durante o verão para ensinar fundamento e rodar projetos de Eco Farm, em troca do trabalho as pessoas recebem comida (cultivada na própria fazenda) e abrigo. A casa dele parece um albergue. Ontem tinham 8 pessoas, da Nova Zelandia, Austrália, África (não sei qual país), Israel e Bélgica, e quando estávamos indo embora, próximo do horário do jantar, mais três pessoas estavam chegando de algum lugar do mundo. É um lugar muito bacana, com estufa, horta, animais etc. Eles são vegetarianos. Erandi é um doce de pessoa, tem aquele sorriso meigo dos indianos e ah, está esperando a segunda filha. Talvéz eu passe alguns dias por lá, quando o Anders for aos EUA, mas nada certo. Abaixo segue uma fotinho da Maya, tive que ficar correndo atrás dela com a camera, acho que ela não curte muito fotos hehehhe. Ah, e a noite quando voltamos, tivemos uma sessão de slides. O pai do Anders montou a parafernalha toda. Foi muito legal, adoro ver foto de gente que eu não conheço e de lugares onde nunca estive hehehe. Mas foi bacana, tinha vários slides do Anders com o irmão dele pequenininhos, ou ainda bebês.

sábado, 21 de julho de 2007

Passeio na Floresta

Hoje foi o dia para o passeio na floresta ..heehe é engraçado ouvir eles dizendo floresta ... aí, a gente diria passear no meio do mato e tá tudo certo.
A gente comprou um mapa com as trilhas para o inverno e outras para o verão. Mas dá para fazer os passeios sem mapa também (nem abrimos o nosso hoje). As estradinhas são super bem demarcadas (sinalização azul para as trilhas de verão, e vermelho para as de inverno). Tem-se a opção de seguir pela própria estrada, caminhando, correndo ou de bike, como muitos, ou pegar alguma trilhazinha mais "off road". Enfim, nosso intuito era pegar alguns cogumelos, mas ainda não é a época ... melhor esperar pelo outono. Em contrapartida, foi possível encher a pança com "blueberries", moranguinhos selvagens ( que me fizeram lembrar da minha infância) e framboesa. Tudo ali "di grátis" no meio do mato, só chegar e se esbaldar. Na volta encontramos com o pai do Anders que tinha ido de bicicleta um pouco após que a gente e nos alcançou. O velhinho é total super uper duper pró. Paramos para um sorvete e voltamos para a casa. Mais um dia de típico verão norueguês !




sexta-feira, 20 de julho de 2007

Passeio pelo centro

Hoje fomos dar uma volta no centro da cidade e procurar por uma bicicleta para mim! Acho que ainda semana que vem voltaremos para buscar meu novo brinquedo!!! Demos uma volta pela lojas de esporte e passamos pelo castelo do Rei Harald V. O povo todo deitadão nos jardins do rei, na maior folga, tomando um solzinho. O castelo localiza-se numa das pontas das principais ruas daqui, ao longo dela se estendem diversos café e lojas.
Vista da rua Karl Johan (Castelo ao fundo)

Castelo

Guarda real
Jardim do palácio

Ah, uma curiosidade ... não sei porque mais o povo aqui é meio indeciso quanto a questão "qual nome devo dar ao meu filho" ... (dois amigos do Anders passaram por essa situação, levaram cerca de 4 meses para decidir o nome do rebento ...) e por isso existe uma lei que diz ... se você demorar mais do que 6 meses para registrar seu filho (a) o governo fará o registro e dará o nome do rei à criança, se for menino ... e o nome da rainha se for menina.

Regressamos para a casa do pai do Anders e mãe dele veio jantar conosco ...e trouxe consigo um baldinho com "frutas vermelhas" para a sobremesa, que ela mesma colheu na floresta e roubou algumas de um vizinho pois estavam super lindas hehehhe.

Abaixo seguem duas fotos da vista da varanda ...uma que tirei no inverno, em fevereiro, e outra de agora, com o sol das 22h.

Ha det bra !! (tchau!!)

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Primeiro dia !

Após dormir 12 horas ... fomos à polícia por o visto no meu passaporte ! E lá estava eu e meus colegas imigrantes da Índia, Paquistão, Leste Europeu, África etc. Deu tudo certo !


Saimos de lá e fomos dar uma voltinha num bosque e em seguida seguimos para o centro de Oslo e almoçamos na Aker brygge, região portuária. Comi o típico pão com maionese e camarão ! Muito bom ! O saco é ficar descascando o raio do camarão! Ou seja, se você estiver morrendo de fome capaz de comer com cabeça, olhos e tudo mais ...












Na volta, paramos para ver um corrida de cavalos (surreal, não ?! ... Não aqui ...). Eu poderia ter ficado RICA !!! Apostei de brincadeira no número 7. E ÓBVIO que ele foi o vencedor ... o Anders ficou em segundo, apostando no número 2. Foi quase ... só tinhámos quer ter apostado. Fica para a próxima vez.




No momento fico por aqui. São onze horas da noite mas parece cinco da tarde ...

Início e meio ....

O início foi por volta de julho do ano passado ...
o meio vem se transcorrendo até então ...
O convite para vir para cá foi feito e aceito.

Foram feitas quatro despedidas (os caras queriam se garantir quanto a minha ida hehehe). Uma metade de mim ficou, a outra trouxe comigo. E o que tenho em cabeça é que não fui embora, nem nada, apenas mudei de endereço. Aproveito para agradecer de coração a todos aqueles que me apoiaram, me surpreenderam, me fizeram rir e chorar (de alegria)!!!

Bom é isso, a partir de agora, novo começo, novo meio !!! e o fim será sempre transformado em novo começo :) !
Abaixo seguem as fotos das festinhas ... café da manhã no meu ex trabalho, festa junina, reunião no buteco e uma super feijoada em casa !